PesoIdeal
Artigo

Celulite e flacidez



Celulite, também conhecida como Lipodistrofia Ginóide (até o nome é horrível) é uma alteração cutânea causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que a pele fique com a aparência de casca de laranja.

Existem vários graus, e os mais avançados causam além de desconforto estético, muita dor. Mas.., segundo a sua descrição, é fácil relacionar a celulite, sua melhora ou seu agravamento, com a alimentação, não é mesmo?

O excesso de peso é fator determinante. Isso não quer dizer que mulheres magras não apresentem celulite, pois é consequência da falta de equilíbrio entre a quantidade de massa magra (massa muscular) e proporção de massa gorda (gordura corporal).

Existem inúmeros tratamentos para amenizar os sintomas, e muitas vezes eles são necessários.

A flacidez é causada pela perda da musculatura (massa magra), consequência do envelhecimento, do sedentarismo, do efeito sanfona ou do emagrecimento rápido. Dietas com restrição de carboidrato usam músculo como fonte de energia.

Para manter a aparência e saúde da pele é necessária uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, com quantidades adequadas de nutrientes (proteína, carboidrato e gordura), água e fibras. Aliado à alimentação devem estar bons hábitos: praticar atividade física, não fumar, não consumir bebidas alcóolicas em excesso, dormir bem, cuidar das emoções e dos sentimentos...

A hidratação é fundamental!