PesoIdeal
Artigo

Hipotireoidismo X Hipertireoidismo



O Hipotireoidismo é um estado metabólico lento. Ocorre quando há diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Provoca baixa temperatura corporal, baixo ritmo cardíaco, intestino preso, cansaço em excesso, diminuição de memória, alteração no humor, depressão, sonolência, aumento de colesterol, pele seca, menstruação irregular e ganho de peso.

O tratamento é feito através de reposição hormonal. As causas podem ser autoimunes (Tiroidite de Hashimoto), interferindo no bom funcionamento da glândula, ou a retirada da tireoide. Neste caso o tratamento de reposição hormonal é para vida toda.

O Hipertireoidismo é um estado metabólico acelerado. Ocorre um aumento na produção dos hormônios T3 e T4. Provoca aumento no ritmo cardíaco, diarreia, elevada temperatura corporal, dificuldade em dormir, agitação, muita energia (mas com sensação de cansaço), calor e suor, queda de cabelo, olhos saltados, menstruação irregular, perda de peso e alteração emocional.

Uma das causas é o aumento da glândula (Bócio), fazendo com que ela produza hormônio em excesso. Ou doença autoimune (Doença de Graves), onde o próprio corpo “ataca” o órgão. Alimentação com excesso de iodo pode, em pessoas predispostas, levar ao hipotireoidismo.

O tratamento é feito através de medicamentos que regulam a função da glândula e controlam a produção dos hormônios. Esse medicamento deve ser receitado por um médico.

Ao apresentar um dos sintomas citados, procure um endocrinologista.