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Alimentação e o bem estar



O ano mal começou e você já se sente cansado, ou desanimado? Você sabia que muitos alimentos interferem na nossa sensação de bem estar, alguns exemplos:

 As folhas verdes são ricas em vitamina B, que atuam no sistema nervoso e produz energia.
 Laranja, goiaba, kiwi, limão, abacaxi são ricos em vitamina C e ajudam a diminuir o estresse.
 Alimentos ricos em fibra mantem o bom funcionamento do intestino.
 Banana e aveia também são ricas em triptofano e provocam a sensação de bem estar.
 O alface é rico em uma substância que funciona como calmante.
 Os carboidratos, de uma maneira geral. O sistema nervoso central precisa de glicose para seu funcionamento normal. Longos períodos de jejum (o famoso mau humor matinal) ou excluir o carboidrato diminui nosso estoque de glicose, interferindo no nosso humor.
 Por outro lado, consumir açúcares e doces em excesso sobrecarrega o pâncreas com o excesso de glicose. O efeito de bem estar é passageiro, pois depois vem a hipoglicemia, deixando o sistema imunológico deprimido.
 O consumo de álcool sobrecarrega o fígado, além de interferir diretamente no sistema nervoso. Depois provoca dores de cabeça, indisposição (a famosa ressaca).

Vale lembrar também que a prática regular de atividade física libera endorfina, o que também ajuda a manter o bom humor!