PesoIdeal
O que é

Os tipos de Açúcar


Há vários tipos de açúcar! O que diferencia cada um deles é o cultivo da cana, e o processo de fabricação, que acaba interferindo diretamente no seu valor nutricional, no preço e na indicação de uso nas preparações!

O Açúcar Refinado é o mais conhecido e o mais utilizado. Ele perde mais de 90% de seus nutrientes no processo de refinamento (por isso chamamos de calorias vazias). Seus grãos finos são fáceis de serem misturados.

O Açúcar Cristal possui praticamente as mesmas propriedades do açúcar refinado. A diferença é que o refinado possui substâncias químicas para ficar branquinho, e o cristal os grânulos são maiores, transparentes ou levemente amarelados. São indicados para receitas como pães, docinhos, biscoitos...

O Açúcar de Confeiteiro passa por um processo de refinamento mais sofisticado, e é adicionado amido de milho, para evitar que os micro-cristais se juntem. É ideal para coberturas e glacês.

O Açúcar Mascavo não passa pelo processo de refinamento, é extraído depois do cozimento. É escuro e tem sabor acentuado. Ele conserva o valor nutricional, por esse motivo é considerado a versão mais saudável.

O Açúcar Demerara é bem parecido com o açúcar cristal, o que muda é que ele não recebe aditivos químicos. Por essa razão tem uma coloração mais escura. Ele mantem o valor nutricional, e tem o sabor mais suave que o açúcar mascavo. É difícil de ser dissolvido.

O Açúcar Orgânico é produzido sem ingredientes artificiais ou agrotóxicos. É mais grosso e mais escuro que o açúcar refinado, e preserva parte de seus nutrientes.

O Açúcar Light é a mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais. Ou seja, tem um poder de doçura maior, então é usado em menor quantidade. Mas.., ainda é açúcar!

Independente do tipo de açúcar o valor calórico é o mesmo, portanto seu consumo deve ser evitado!