PesoIdeal
O que é

Por que engordamos?



Muitos fatores influenciam nosso peso: a genética, o estilo de vida, as fases da vida, alguns medicamentos, nossos sentimentos e principalmente nossos hábitos alimentares! Para saber o que facilita o nosso ganho, ou o que dificulta o nosso emagrecimento, precisamos analisar cada uma dessas áreas de nossas vidas!

Começando pela genética. Qual é o biótipo da sua família? E seu histórico com a balança? A ideia não é procurar um conformismo! “Minha família toda é acima do peso” ou “eu sempre fui gordo(a)”. Você é um ser único! Apesar de a genética influenciar sim o seu metabolismo, alterar esse padrão depende de seu estilo de vida! Pode ter certeza que, quando o assunto é obesidade, existe muito mais herança genética passada através de hábitos que de genes.

Estilo de vida! Sua rotina, seus horários, pratica de atividade física, horas de sono, trabalho e lazer, local e preparo das refeições...., Aqui vale todas as recomendações de uma vida saudável!

As diferentes fases da vida: infância, adolescência, fase adulta (trabalho, casamento, gravidez), envelhecimento (mudanças hormonais e diminuição de massa muscular). Procure identificar qual fase mais influencia, ou influenciou seu peso!

Alguns medicamentos podem alterar o peso, ou por inchaço (retenção de líquidos) o que não é considerado engorda, pois com a retirada do medicamento o peso volta ao normal, ou porque provocam efeitos no metabolismo, alteram produção de hormônios..., e de apetite, o que deve ser aconselhado pelo médico como minimizar os efeitos.

Os sentimentos! Como você se sente? Buscar o autoconhecimento e apoio psicológico é essencial para o Processo de Emagrecimento! Não coma suas emoções..., cuide delas!

Todos esses fatores influenciam, mas não podem ser usados como desculpa! Analisando cada um deles você vai encontrar uma maneira de mudar os efeitos que eles têm no seu peso! E todas essas mudanças, aliadas a bons hábitos alimentares é o caminho para alcançar o seu objetivo: Emagrecer!!