PesoIdeal
O que é

Depoimentos


Cibele de Sousa Mesquita


Depoimentos

“Sei que foi mérito meu também, mas o Peso Ideal me fez enxergar que uma vida saudável não é algo sacrificante e que não preciso me entupir de comida para me sentir satisfeita.”


O nome dela é Cibele de Sousa Mesquita, aluna de Osasco, iniciou o Peso Ideal com 94,5Kg, emagreceu 24Kg, e está com atualmente com 70,5Kg ! Ela nos conta como os benefícios de sua conquista tem mudado sua vida para melhor!!
Confira com a entrevista...


Conte um pouco sobre sua história com o excesso de peso...
Sempre fui acima do peso desde criança e cresci engordando cada vez mais, fui a médicos, tomei remédios e nada. Até que com 18 anos resolvi fazer umas dietas malucas, ficava três dias só tomando líquidos e depois voltava a comer, nessa emagreci uns 18kg, só que recuperei tudo e cheguei no meu pior peso que foi 98kg (peso que estava na foto).


Em sua opinião, o que fez você engordar?
Acho que comia em excesso. Não consumia frituras e doces todos os dias, mas excedia na quantidade dos carboidratos, por exemplo. Comia 2 ou três pães e manhã, comia bastante arroz, sempre em excesso, acho que foi isso que me levava a engordar.


Sua família tem tendência?
Por parte de mãe não, meus tios e primos são magrinhos. Mas por parte de pai sim, todos são bem gordinhos.


Como você conheceu a Peso Ideal?
Conheci através do meu irmão, que começou a reeducação algumas semanas antes. Procurei uma unidade perto de casa e comecei a frequentar.


Quando você começou a freqüentar o curso? Por quanto tempo? Com quantos quilos você estava? Com qtos quilos você ficou? Fez manutenção?
Comecei a frequentar o curso em 12/02/2014, estava com 94.500kg e agora estou com 70.500 e estou na terceira semana da conservação. Não terminei a manutenção ainda....


Qual foi a influência dos temas psicológicos abordados em aula em seu processo de emagrecimento? E em sua vida ? Os temas foram muito importantes, pois sempre abordaram acontecimentos do dia-a-dia que as vezes se tornam corriqueiros em nossas vidas. Aprendi bastante e hoje uso sempre que tenho dificuldades, seja na reeducação, no lado profissional e pessoal também.


E com relação à alimentação? Quais foram as mudanças?
A mudança foi total. Sempre tive uma visão que regime só se fazia de segunda a sexta e final de semana podia comer a vontade. Mas aprendi que para alcançar meu objetivo de emagrecer teria que abrir mão de muita coisa, não foi fácil, e assim eu fiz. No dia 12/02/2014 fui decidida a mudar, não aguentava mais o meu peso, estava muito insatisfeita. A mudança foi radical, cortei tudo que comia em excesso e passei a seguir o cardápio. No começo eu até deixei de ir a alguns lugares, pois tinha receio de não conseguir me segurar, mas com o tempo consegui ir mudando meus hábitos.


Como foi a adaptação à uma nova rotina alimentar? Qual foi o maior obstáculo? Como você lidou com ele?
No começo foi bem difícil, pois, embora tivesse o apoio da família, inclusive meu irmão que também está no programa, tinha muita vontade de comer, sentia muita fome e até tonturas. Mas com o tempo meu corpo acostumou a minha nova realidade e assim permaneci. Hoje consigo facilmente não comer algo (como por exemplo um doce ou chocolate).


Qual sua opinião sobre o relaxamento? Você conseguia realmente relaxar?
Sempre fui muito acelerada e pensamento agitado, mas o relaxamento me acalmava bastante.


Quando você chegou no seu peso ideal, você percebeu que realmente havia feito mudanças em sua vida/rotina ou simplesmente tinha emagrecido?
Nossa! A mudança foi enorme, antes sentia muito cansaço, dor nas pernas, não tinha disposição para nada. Hoje estou bem diferente, tenho muita disposição que nem me reconheço, sem contar que meus exames de rotinas estão perfeitos ao contrario do que estava antes de começar a reeducação.


Você teve ajuda de alguém no processo? De quem? Qual?
Tive o apoio da minha família. Minha mãe foi fundamental, sempre me deu força e me ajuda na minha alimentação, inclusive até emagreceu e do meu irmão, também, que participa do programa.


E a turminha do contra? Influenciou em algo?
Olha, não tive problemas com a turminha do contra.


Quanto tempo faz que você atingiu seu peso pela Peso Ideal?
Tem mais ou menos umas três semanas. Cheguei a 69.900kg


E neste período? Você chegou a engordar novamente?
Cheguei a 69.900kg, porém comecei a conservação e como passei a comer mais acabei engordando umas gramas.


Se sim, como você lidou com isto?
Bom eu estou super incomodada com essas gramas, mas sei que estou na adaptação e é normal que aconteça. No decorrer do tempo tive semanas que engordei, então eu me desdobrei para perder, pois não quero mais ser como antes.


Em sua opinião, o que é pior quando se está com excesso de peso?
Tudo é ruim, mas o que mais me deixava mais triste era não poder escolher as roupas que eu queria, só usava o que me servia.


Por outro lado, o que é melhor quando se está no seu peso ideal?
Ah! Me sinto muito bem, estou com muita disposição que não tinha quando estava acima do peso. E o melhor que hoje já posso escolher minhas roupas, estou muito feliz!


Além de manter o seu peso, liste as conquistas feitas por você em termos de desenvolvimento e crescimento pessoal durante o processo:
Bom eu aprendi muito com a Reeducação Alimentar, nunca havia feito uma “dieta” de forma correta ao meu organismo. Aprendi que não preciso comer muito para me satisfazer, além de me sentir mais segura e mais bonita.


O que você diria para alguém que hoje está precisando emagrecer, mas está se sentindo desmotivado?
Ah! Dou a maior força. Falo sempre para quem pergunta “que se eu consegui a pessoa também consegue”, sei que não é fácil, mas se queremos algo temos que ir a luta e enfrentar tudo e todos para o nosso bem. Não é só uma questão de estética, mas também de saúde.


Diga uma frase que representa todas a mudanças que você conquistou:
Eu prefiro escolher uma roupa a ser escolhida por ela. Acho que é ate uma frase do Peso Ideal, rs.


Considerações finais:
Bom, primeiro agradeço a Deus e a minha família, pois eles me ajudaram muito, depois quero deixar aqui o meu agradecimento ao Peso Ideal e de modo especial a Claudete (minha instrutora) que com o seu carisma e simplicidade fez as minhas quartas-feiras super agradáveis. Sem contar no ânimo e a disposição que ela tem. Sei que foi mérito meu também, mas o Peso Ideal me fez enxergar que uma vida saudável não é algo sacrificante e que não preciso me entupir de comida para me sentir satisfeita. Estou no meu peso ideal, e nele quero permanecer para sempre, pois estou muito bem e assim indico aos meus amigos, familiares. Enfim, só tenho a dizer que estou muito Feliz!