PesoIdeal
O que é

Depoimentos


Elaine Rapozo da Silva


Depoimentos

“Eu tenho vontade de parar todo mundo que vejo na rua e que está acima do peso e apresentar o Peso Ideal, dizendo que existe uma solução, que todos somos capazes, e que se caso ela aceite ela vai ter todo apoio e ajuda necessária.”


O nome dela é Elaine Rapozo da Silva, aluna do Pq. São Lucas e, com determinação e foco, emagreceu 24.600Kg!!!
Imagine o quão feliz ela está!! Confira com a entrevista...
Confira com a entrevista...


Conte um pouco sobre sua história com o excesso de peso...
Eu sempre fui uma criança encorpada, mas ainda era motivo de admiração, já na adolescência continuei acima do peso, porém não era uma coisa expressiva, mas mesmo assim era motivo de piada para alguns jovens. Sempre fiz muitas coisas parar emagrecer, tomei chás, fiz restrição alimentar com base nas dietas absurdas da moda, entre outras coisas, emagrecia pouco, mas logo desistia... foi quando conheci o Peso Ideal, em meados do ano 2000 (acho q foi isso), deu tudo certo, emagreci 21 quilos, me achei maravilhosa e para mim bastava, podia agora fazer tudo que me desse vontade... mas não foi bem assim, muitas coisas aconteceram, separação, doença em família, assumir a educação dos filhos sozinha, não me dei conta de que estava voltando ao que eu era e continuava a recorrer a dietas sem fundamento, isso me angustiava, sabia tudo que era certo fazer, mas não agia... Foi quando, em dezembro de 2014 eu determinei que dali em diante eu seria outra pessoa, tomaria as rédeas de minha vida, a começar com retorno ao Peso Ideal, estava começando a entender que eu não tinha forças para alcançar esse objetivo sozinha. Aprendi com isso que o emagrecimento é uma das fases, mas não acaba nele é para o resto da vida, eu sempre falo "a parte que exige mais determinação vem agora", mas estou forte para enfrentar.


Em sua opinião, o que fez você engordar?
Grande parte dos meus familiares apresenta excesso de peso, acredito que a genética colabora para isso, no entanto resolver esse problema que era só meu! Poderia ser deixado de lado, para resolver problemas que também envolviam outros (família, filhos, trabalho...), que eu achava que merecia mais atenção.


Sua família tem tendência?
Sim, minha família apresenta excesso de peso e minha mãe especificamente um quadro de obesidade.


Como você conheceu a Peso Ideal?
Duas colegas de trabalho começaram a emagrecer e me deram essa dica valiosa.


Quando você começou a freqüentar o curso? Por quanto tempo? Com quantos quilos você estava? Com qtos quilos você ficou? Fez manutenção?
Da segunda vez iniciei em janeiro de 2015 pesando 88.400 e foram necessários quinze meses para chegar a 63.800 após a manutenção.


Fez Peso Ideal mais de uma vez? Se sim, quando?
Sim, por diversas vezes fiz minha reinscrição, mas a primeira vez que tive contato com Peso Ideal foi em 2000 (eu acho).


Qual foi a influência dos temas psicológicos abordados em aula em seu processo de emagrecimento? E em sua vida ?
Muito significativos! Me ajudaram a olhar por dentro da Elaine... permitiram com que eu pudesse não ter vergonha de pensar, falar e agir de acordo com as minhas vontades, claro que respeitando os outros, mas fundamentalmente respeitando a mim mesma, isso me fez emagrecer e viver.

E com relação à alimentação? Quais foram as mudanças?
Radicais e ao mesmo tempo nem tanto, já que eu não tinha problemas em comer coisas saudáveis e estava tendo a possibilidade de fazer boas escolhas, prática que eu não tinha antes por acomodação.


Como foi a adaptação à uma nova rotina alimentar? Qual foi o maior obstáculo? Como você lidou com ele?
Nunca tive dificuldade em comer legumes, verduras e outras coisas apresentadas pelo cardápio e pela pirâmide alimentar, minha dificuldade consistia em deixar de escolher o que era mais prático, porém não adequado ao invés de me dedicar ao preparo do alimento.


Qual sua opinião sobre o relaxamento? Você conseguia realmente relaxar?
Na verdade era muito difícil pra mim relaxar... mas eu tentei e as vezes que conseguia me conectar com aquelas palavras e aquela música, era maravilhoso.


Quando você chegou no seu peso ideal, você percebeu que realmente havia feito mudanças em sua vida/rotina ou simplesmente tinha emagrecido?
Desta vez sim, passei a mudar o meu comportamento já no mercado, desenvolver um paladar diversificado e um dos comportamentos mais importantes, foi o de não ter preguiça de cozinhar o que me fazia bem.


Você teve ajuda de alguém no processo? De quem? Qual?
De algumas pessoas amigas do trabalho, que considero que foi de extrema importância e minha cunhada Eliete, que sempre me motivou, me elogiou e demonstrou todo tempo que confiava na minha vitória.


E a turminha do contra? Influenciou em algo?
Se teve turminha do contra, estava tão focada que nem percebi.


Quanto tempo faz que você atingiu seu peso pela Peso Ideal?
Uma semana.


E neste período? Você chegou a engordar novamente?
Não, espero que isso não aconteça e vou fazer a minha parte.


Em sua opinião, o que é pior quando se está com excesso de peso?
Olhar no espelho e não se sentir bonita, entrar numa loja e nada te servir, isso quando você toma coragem de experimentar, nem vontade eu tinha para isso.


Por outro lado, o que é melhor quando se está no seu peso ideal?
Se sentir presente no mundo, capaz de se expressar sem vergonha de ser notada. Além de manter o seu peso, liste as conquistas feitas por você em termos de desenvolvimento e crescimento pessoal durante o processo: Pude desenvolver a confiança, a maturidade (mesmo que aos 40), o auto conhecimento, iniciativa, disposição para fazer exercícios, que no meu caso foi a zumba. Fazendo essa lista pude pensar que as maiores mudanças foram emocionais e de atitude.


O que você diria para alguém que hoje está precisando emagrecer, mas está se sentindo desmotivada?
Engraçada essa pergunta, eu tenho vontade de parar todo mundo que vejo na rua e que está acima do peso e apresentar o Peso Ideal, dizendo que existe uma solução, que todos somos capazes, e que se caso ela aceite ela vai ter todo apoio e ajuda necessária.


Diga uma frase que representa todas a mudanças que você conquistou:
Com dedicação, a vitória é garantida sem sombra de dúvida.


Considerações finais:
Gostaria de agradecer à todos do Peso Ideal, a Zuleika que há 15 anos atrás plantou uma sementinha que graças a Deus não morreu e a minha querida Adélia, que soube regar essa sementinha com maior carinho e cuidado, sempre me recebendo com uma palavra de apoio e incentivo, mesmo nas semanas mais difíceis, o que fez essa planta se tornar mais forte.


Obrigada, Elaine! E... Parabéns por suas conquistas!!!