PesoIdeal
O que é

Depoimentos


Miriam Katz Catib


Depoimentos

"Quando comemos sem pensar, a resposta vem em quilos!"


O nome dela é Miriam Katz Catib, iniciou no Peso Ideal em nov/12 com 83 Kg e chegou a 68.800... Detalhe: seu objetivo era chegar aos 73 Kg!!! Foi Destaque do Mês em Junho/13 e, agora, está grávida de 8 meses e engordou somente 7 Kg durante a gravidez..
Confira sua história com a entrevista...


Miriam, quanto tempo depois de ter alcançado seu objetivo de peso, você engravidou?
Quando fui ao Peso Ideal a ideia inicial era perder 10kg primeiramente. Então deste objetivo engravidei dois meses depois..


Quando soube que estava grávida, você teve algum tipo de receio em relação ao seu peso ou estava segura?
Estava segura porque estava "educada" mas como não podia fazer exercício no inicio da gravidez gerou um pouco de insegurança.


Com quantos quilos você estava quando engravidou?
Quando engravidei estava com 68.800 Kg.


Quantos quilos você engordou durante a gravidez?
Hoje com 35 semanas de gestação engordei o total de 7 Kg.


Quanto você aumentou de peso por mês? Como foi este resultado?
No começo, antes de saber que estava grávida, cheguei até a perder peso. Engordei um pouco menos de 1 Kg por mês. Agora no finalzinho que ganhei um pouco mais por conta da bebê mesmo. Este resultado foi consequência da minha rotina, não estava em busca de emagrecer e sim de comer de uma forma saudável.


Esta é a sua primeira gravidez? Se não, qual a diferença em termos de comportamento alimentar entre esta e a(s) outra(s)?
Esta é a segunda gravidez e por conta disso quis me preparar para não engordar tanto como na primeira. Meus hábitos alimentares estão completamente diferentes. Estou comendo bem mais saudável.


Quando soube que estava grávida, você continuou frequentando a Peso Ideal? Por quanto tempo?
Infelizmente não pude continuar frequentando por muito tempo na gestação por conta do trabalho. Frequentei por mais dois meses, mas utilizei todo o aprendizado adquirido nas aulas.


Como foi para você organizar sua rotina alimentar?
Na verdade nossos erros estão em pequenos maus hábitos que parecem inocentes... rsrrs então a rotina não é tão difícil!! E só pensar no que vai comer no dia como um todo que fica fácil.


Você teve dificuldade para lidar com algum alimento em especial, como doces, por exemplo?
Tive vontade de tomar refrigerante e como gestante não pode aspartame, as vezes tomava um pouquinho de refrigerante normal para matar a vontade.


Qual foi o principal ensinamento do Peso Ideal que mais tem te guiado neste período?
Acho que tudo na alimentação saudável ajuda, um complementa o outro. Todo mundo fala que gestante tem prisão de ventre. Acredito que por conta da alimentação balanceada não tive este problema.


Você lembra /pensa sobre algum dos temas psicológicos desenvolvidos em aula? Qual (ais)? Eles tem te ajudado?
Uma coisa que sempre me lembro é da instrutora Adélia falando, "Quer se dar um presente ? Compre uma jóia, uma roupa!! E não comida" rsrsr.


Qual tema psicológico você leva consigo em todos os momentos? Pode ser um assunto... uma frase... uma dinâmica vivenciada em sala... um relaxamento...
Só nós podemos fazer por nós mesmos!!


Você está fazendo alguma atividade física? Qual?
Não estou, e isso é o que mais me surpreendeu pois, mesmo assim, tive um ótimo resultado em relação ao peso.


Você comentou que fez um book com fotos de grávida!!! Maravilhoso!!! Conte um pouco sobre esta experiência...
Foi muito bacana!! Separei uma manhã com marido e filho para registrar este momento. Uma amigo fotógrafo nos presenteou com esta sessão fotográfica. Não tenho quase fotos da primeira gestação e acho que a auto estima dessa gravidez me ajudou a querer ter registro!


Dizem que grávidas tem que "comer por dois" e que "na gravidez não tem jeito, a gente engorda mesmo"... O que você tem a dizer sobre estas afirmações?
Não concordo....temos que comer sim os alimentos certos em maior quantidade que as outras. Quem come e engorda muito na gravidez terá muito mais trabalho depois. Além de sentir cansaço do peso extra! Claro que engordei, e a barriga esta grande...mas tenho certeza que minha recuperação será rápida!


Miriam, dizemos que uma frase que resume a Reeducação Alimentar é: reeducação alimentar são escolhas conscientes e constantes. Você concordo com esta afirmação? Por que? Você pratica esta atitude?
Com certeza!!!! Você pensar no que vai comer é importante pois é uma questão de ação e reação. Eu sei que se comer sem pensar... a resposta vem em Kg.


Existe uma enorme diferença entre o "comer" e o "comer consciente". Você concorda? Sim!!

O que você diria para gestantes que precisam perder peso ou para aquelas que engravidam estando em seu peso ideal e se preocupam com quantos quilos vão ficar?
Vou usar sua frase....coma de modo consciente !!!! Com certeza vai dar diferença. Porque estou vendo a diferença em relação à minha outra gestação...


Use este espaço para fazer quaisquer comentários que você queira!
Estou muito feliz. Não só pela estética, mas sei que estar no peso ideal ajuda tanto o feto como a mim. Também estou disposta no trabalho e com meu filho de 8 anos.


As pessoas não acreditam que já estou de 8 meses. Dizem que de costas nem pareço grávida!! Toda mulher adora ouvir isso né??
Acabei economizando em roupa. Estou usando os vestidos de antes da gestação. E pasmem, as roupas de antes de entrar no peso ideal ainda estão largas!! Rsrsrs

rsrsrsrs... Poxa! Que bacana!! Obrigada pela entrevista e... parabéns por mais essa conquista!!!