PesoIdeal
O que é

Depoimentos


Cristina Mem


Depoimentos

"A mudança vem de dentro para fora!"


O nome dela é Cristina Mem, aluna de Santo André , iniciou na Peso Ideal com 84.900Kg e chegou a 70.400Kg...
Bem perto de iniciar a manutenção, ela nos conta como tem sido sua experiência.
Confira a sua história!!!


Cristina, conte um pouco sobre sua história com o excesso de peso ...
Nunca fui magra, mas sempre sofri com o sobrepeso. Em meados dos anos 90, cheguei a frequentar algumas reuniões do Peso Ideal, que ficava na Igreja Santa Maria Goreti, em Utinga-Santo André-SP.

Mas desisti por não ter paciência de fazer a reeducação alimentar.

Em razão ter de 1.73cm, achava que o peso de 85.000 estava bom., sendo que as pessoas (colegas e familiares) diziam que por eu ser alta o meu peso estava bom.

Mas eu não achava isso, pois estava sempre querendo achar a fórmula mágica e rápida para emagrecer., fazendo dietas malucas tais como: dieta da lua, dia da proteína, do carboidrato dentre tantas outras.

No ano de 2008 cheguei a pesar 89. 000 kg. Daí acendeu a luz, e procurei um endocrinologista.

Ele me receitou o remédio Sibutramina e Garcinia, para inibir a fome e inibir a vontade de comer doces, no meu caso chocolate.

Comecei a tomar a medicação no mês de novembro de 2008, sendo que tinha que emagrecer durante o mês cerca de 5 kg, e atingir o peso de 70.000 kg.

No mês de março de 2009 estava pesando 74 kg, dai resolvi parar de tomar o remédio porque já não estava inibindo o meu apetite.

Daí engordei tudo de novo, e fui parar nos 80 kg., mas sempre aumentando.


Em sua opinião, o que fez você engordar?
Talvez pela atividade laboral que exerço há 20 anos (sou advogada), e tenho que conviver com alto nível de estresse, ansiedade e lidar com vários tipos de pessoas e "egos". Em muitas situações difíceis estava eu com uma caixa de bombom, que comia em 10minutos.


Sua família tem tendência?
Não. A maioria são todos altos, com peso dentro da normalidade.


Como você conheceu a Peso Ideal?
Como disse anteriormente frequentei algumas reuniões em meados dos anos 90, juntamente com algumas colegas. Sempre soube do excelente trabalho realizado pela Peso Ideal.


Quando você começou a freqüentar o curso? Por quanto tempo? Com quantos quilos você estava? Com quantos quilos você ficou? Fez manutenção?
Comecei no dia 02/07/2013, à noite, na turma da instrutora Rosa, em Santo André-SP. Iniciei pesando 84.900kg. E atualmente estou com 70.400kg.
Em 07 meses participando das palestras e fazendo a sugestão de cardápio eliminei 14.500Kg. Após o carnaval começarei a minha manutenção.


Fez Peso Ideal mais de uma vez? Se sim, quando?
Sim. Mas acho que participei de 04 palestras nos anos 90.


Qual foi a influência dos temas psicológicos abordados em aula em seu processo de emagrecimento? E em sua vida ?
Para mim, está sendo de grande importância o aprendizado: se conhecer melhor, quais as necessidades do corpo; o desejo e a vontade de comer, pensar primeiro em você, foco, objetivo e principalmente determinação.

Gosto muito da frase que escutei no meu primeiro dia de palestra, quando instrutora Rosa disse: " Você escolhe a roupa, senão ela escolhe você". Isso foi um marco inicial onde me apeguei, e hoje posso dizer que eu escolha a roupa que quero usar.

No meu dia-a-dia consegui o equilíbrio necessário para lidar com situações diferentes, e saber que temos o tempo certo para as coisas acontecerem, basta a vontade sincera em relação a você mesmo.


E com relação à alimentação? Quais foram as mudanças?
Grandes mudanças. Primeiro aprendi a beber água (02 litros/dia). Fazer 06 refeições diárias, e não ficar mais do que 03 horas sem comer.

Hoje consigo comer salada antes do prato principal, e da mesma forma em relações a comer frutas. Adorei a aprender a me reeducar.


Como foi a adaptação à uma nova rotina alimentar? Qual foi o maior obstáculo? Como você lidou com ele?
Na primeira semana foi difícil. Achei que não ia conseguir. Estava habituada a comer muita fritura e lanches; doces, bolachas. Daí ter que mudar tudo...

O maior obstáculo são os finais de semana, onde a família, amigos gostam de se reunir para o tradicional churrasco ou a pizza. Tudo vira festa, regada a muita "gordice".

Em muitas reuniões não participei. Tenho um primo que ficou com "raiva de mim", por eu não participar das festas falando que tudo isso era coisa de gente fresca, e que não ia adiantar nada. Como não me incomodo com a opinião dos outros, não dei importância alguma, e continuei firme na minha decisão de "escolher a roupa".

Agora, antes de participar de qualquer evento ou festa, faço minha refeição em casa, ou então, procuro comer o alimento que se aproxima do cardápio, com moderação.


Qual sua opinião sobre o relaxamento? Você conseguia realmente relaxar?
As aulas de relaxamento são importantes, uma vez que os temas abordados nos remetem para o nosso interior, são reflexivas. Sim, em algumas aulas. Muito embora os problemas diários às vezes atrapalhem o relaxamento. Acho que as aulas de relaxamento deveriam ter mais duração.


Quando você chegou no seu peso ideal, você percebeu que realmente havia feito mudanças em sua vida/rotina ou simplesmente tinha emagrecido?
Sim, fiz mudanças no sentido de me conhecer melhor, além de ter adquirido qualidade de vida com a alimentação adequada e isso tudo me levou ao emagrecimento.


Você teve ajuda de alguém no processo? De quem? Qual?
Sim, tenho uma tia (Maria Luzia) que me incentivou bastante durante o processo de reeducação alimentar, com palavras de apoio e incentivo para continuar até atingir o objetivo do peso ideal.


E a turminha do contra? Influenciou em algo?
Essa turma não pode faltar, kkk. Nessas horas da para perceber quem realmente está do seu lado. Uns diziam que eu queria emagrecer ficar me exibindo. Outros falaram até quando eu ia votar a minha forma roliça (olha como gordo é chamado), para fazer-lhes companhia.

Quando você decide o que você quer, as influencias dos outros não chegam até você. Eu consegui deletar todas.


Quanto tempo faz que você atingiu seu peso pela Peso Ideal?
Ainda faltam 400gramas para atingir o Peso Ideal


Em sua opinião, o que é pior quando se está com excesso de peso?
Não se sentir bem em nenhuma roupa, não ter disposição para ter vida social, e ser chamado de gordinha o tempo todo.


Por outro lado, o que é melhor quando se está no seu peso ideal?
O melhor é que a saúde melhora e agradece, a alta estima eleva, a disposição para fazer atividade física, mudança no vestuário.


Além de manter o seu peso, liste as conquistas feitas por você em termos de desenvolvimento e crescimento pessoal durante o processo:
Durante o processo de reeducação alimentar muitas conquistas foram adquiridas e me levou a crescer ainda mais pessoalmente:

* distinção entre vontade e desejo
* metas e conquistas a serem atingidas
* comer corretamente
* adquiri o habito de beber água
* respeitar o tempo de cada pessoa


O que você diria para alguém que hoje está precisando emagrecer, mas está se sentindo desmotivado(a)?
As mudanças vêm de dentro para fora; se olhar no espelho e dizer que você é muito importante, ter o controle sobre sua vida e decisões.


Diga uma frase que representa todas a mudanças que você conquistou:
Eu escolho e decido o que eu quero para a minha vida.


Considerações finais:
Quando cheguei ao Peso Ideal há 07 meses, eu sabia exatamente o porquê de estar ali, entre pessoas que buscavam o mesmo ideal que eu.

Somos pessoas ímpares, com vontades, desejos e medos. Temos medos das mudanças, alias é peculiar ao ser humano não querer mudar. É mais fácil ficar acomodado, esperando que alguém faça algo por nós.

Temos sim, que tomar decisões e ser responsáveis por elas. Temos sim que ter objetivos e encontrar o ponto certo para atingi-los. Para mim a vida é feita de escolhas e não de destinos. Eu escolhi.

Escolhi o Peso Ideal para atingir o meu objetivo. E sem modéstia alguma o mérito é todo meu! Muito Obrigado Peso Ideal por fazer parte das grandes mudanças da minha vida.


Parabéns por sua determinação e por suas conquistas.