PesoIdeal
O que é

Depoimentos


Paulo Cezar Cavalcante


Depoimentos Depoimentos

"Hoje consigo correr até 25Km sem parar e pretendo correr a prova de São Silvestre ainda este ano!!"


O nome dele é Paulo Cezar Cavalcante, aluno de Osasco, iniciou o Peso Ideal em 11/jan/12 com 117,500Kg e com o objetivo de chegar aos 90Kg... Mudou seus hábitos, sua rotina, e desenvolveu o gosto por corrida. Emagreceu, foi "Destaque do Mês" em outubro de 2012, terminou a manutenção, emagreceu mais um pouco e hoje faz Assessoria de Corrida, onde é treinado por 2 professores de Educação Física. Maravilhoso e inspirador, não?
Confira tudo com a entrevista...


Paulo, quando você terminou sua conservação? Com quantos quilos você estava?
Terminei em novembro de 2012 com 88,700KG


Depois disso, você emagreceu mais ou manteve o peso da conservação?
Emagreci mais um pouco, agora estou com 83 Kg.


Depois que você recebeu o Honra ao Mérito, você continuou a frequentar as aulas? Com que frequência? Por quê?
Sim, pelo menos 1 vez por mês. É muito importante não perdermos o contato, e também é uma boa oportunidade para rever os amigos.


Quantas vezes você fez o exame de bio impedância? Por quê?
Três vezes. Acho importante sabermos se estamos fazendo as coisas da forma correta. E é na bioimpedância que identificamos se realmente estamos perdendo gordura ou massa magra, e também como está a nossa hidratação. E na bioimpedância que temos as orientações de como devemos agir nesses casos.


Paulo, o que fez você engordar e quanto tempo você ficou com excesso de peso?
Uma série de procedimentos incorretos desde os hábitos alimentares até a ausência de atividade física. Fiquei com excesso de peso por uns 8 anos. Devemos sempre comer com mais frequência e em menor quantidade, isso faz com que o seu metabolismo não pare de trabalhar, e dessa forma você queima gordura.


E o que fez você emagrecer ? Qual foi a sua motivação para conquistar seu peso ideal ? E há quanto tempo você está no seu peso ideal?
A qualidade de vida foi o fator mais importante nesse processo de emagrecimento. Meus índices de glicemia, colesterol, triglicérides, estavam altos e a tendência era piorar a cada dia. Foi aí que tomei a decisão de cuidar de minha saúde, para não ter que cuidar de uma possível doença no futuro. E isso foi o que mais me motivou a fazer parte do Peso Ideal.


No processo de mudança, qual foi o maior desafio que você teve que enfrentar?
A mudança em geral, num primeiro momento assusta a todos nós. Sair de uma zona de conforto para enfrentar um novo desafio é sempre muito difícil. Porém, quando você começa a ver os resultados, o seu pensamento muda, e tudo é motivo para você continuar trabalhando para alcançar seu objetivo. No meu caso, o maior desafio foi a mudança de meus hábitos alimentares e a mudança na minha rotina de vida.


A atividade física teve um papel muito importante neste processo, não é mesmo? Como ela entrou em sua vida?
Eu sempre gostei muito de atividade física, sempre treinava em academias para ganhar peso. Porém, com o passar dos tempos, a minha rotina diária mudou muito e eu não conseguia conciliar a atividade física com o trabalho e escola. Foi nesse momento que comecei a ganhar peso e quando percebi já estava bem acima do meu peso ideal, e sem nenhuma motivação para fazer atividade física.


Como você driblou a acomodação para realmente mudar de atitude e, consequentemente, de hábitos?
A mudança ocorreu aos poucos. Num primeiro momento, comecei com alguns minutos de caminhada em dias alternados, e hoje posso afirmar que as corridas já fazem parte de minha vida. Faço isso com muito prazer e sei que isso está me fazendo muito bem.


As suas conquistas influenciaram alguém a perder peso também? Quem e como foi?
Com certeza influenciaram muitos amigos. Quando falo para alguém, ou até mesmo mostro minha foto do "antes", as pessoas não acreditam que isso foi possível.E logo vêm as perguntas: Qual foi a mágica ? Você tomou remédio? Fez cirurgia de estômago? Eu sempre respondo: Não existe mágica, tudo o que plantamos, com certeza um dia iremos colher. E se você for persistente com certeza irá conseguir os seus objetivos.


Em geral podemos dizer que as pessoas focam muito no emagrecimento mas, quando atingem o peso ideal, acham que já fizeram tudo que precisavam e que está tudo ok. Entretanto, sabemos que não é assim... A manutenção do peso é uma etapa diferente, mas igualmente importante. Em sua opinião, o que foi / está sendo determinante para a manutenção do seu peso?
A prática de esportes está sendo o fator mais determinante para a manutenção de meu peso. Hoje eu consigo perceber o quanto de energia o meu corpo necessita com o volume de atividade física que eu faço. E isso é muito interessante, pois a cada dia eu conheço melhor o meu organismo, e tenho condições de me alimentar da forma correta.


Quando entramos no "terreno da mudança", enfrentamos várias situações incômodas que geram algum tipo de reação emocional... As pessoas podem sentir frustração, raiva, culpa, etc... E para você? Quais foram as principais emoções que você teve / tem que enfrentar e como você fez isto?
No começo eu tinha muita ansiedade para comer em todas as situações. Entretanto, hoje consigo entender que a solução não está na comida e que temos outras formas de extravasar essa energia do nosso corpo. O importante é mantermos a nossa mente ocupada, isso ajuda muito a esquecermos um pouco da comida.


Quando você chegou ao seu peso ideal, uma etapa foi concluída! Ok! A partir daí, você percebeu que podia ir além? De que forma? O que mais você conquistou?
Percebi que, o que mais fazia com que eu eliminasse peso era a atividade física. Comecei a gostar de fazer isso cada vez mais. Corria 5 Km e depois fui aumentando a distancia aos poucos. Comecei a participar de provas de corrida de rua de 10km.

Com o objetivo de melhorar o meu desempenho e aprender algumas técnicas, entrei numa Assessoria de Corrida (Superação Esportiva), onde temos orientação de 2 professores de Educação Física, e hoje consigo correr até 25 Km sem parar. Pretendo correr a prova da São Silvestre ainda este ano e meus planos para 2014 é participar de algumas provas de meia maratona (21Km).


Muitas pessoas sentem-se presas quando decidem fazer mudanças alimentarem em suas vidas porque "não podem" comer / fazer algumas coisas... O que é liberdade e o que representa prisão para você no assunto peso corporal/ mudança?
Eu entendo que não podemos encarar essas mudanças como prisão. Tudo é uma questão de tempo para você conseguir organizar a sua vida. Realmente no começo temos que abrir mão de algumas coisas para podermos alcançar o nosso objetivo, e isso é muito difícil. Mas aos poucos conseguiremos enxergar o prazer em outras coisas mais saudáveis. Isso sim, é a verdadeira mudança. Às vezes nem precisamos de tanto para que sejamos saciados. O que realmente necessitamos é descobrir qual a dose correta que seu corpo precisa para sentir-se saciado.


Fique à vontade para compartilhar o que mais desejar sobre sua experiência com a conquista do seu peso ideal...
Agradeço a Deus em primeiro lugar. À minha esposa, aos meus amigos e à minha instrutora amiga Claudete, pela mudança que ocorreu em minha vida e que me fez descobrir que o principal responsável por qualquer mudança em nossa vida, somos nós mesmos. E que nunca devemos desistir de nossos objetivos. Todos nós somos capazes, e que o sucesso só depende de nós mesmos. Basta querermos.


Paulo, muito obrigada e parabéns por todas as suas conquistas!!!
Temos certeza que seu exemplo e experiência servirá de incentivo para muitas pessoas!!

Equipe Peso Ideal