PesoIdeal
O que é

Depoimentos


Aline Hoss


Depoimentos

"Hoje me vejo fazendo coisas que eu jamais conseguiria fazer quando estava com sobrepeso. Sou mais disposta, mais feliz, apaixonada pelo que eu vejo ao me olhar no espelho."


O nome dela é Aline Hoss, aluna do Tucuruvi, iniciou o Peso Ideal em 2012 com 90Kg, emagreceu 16 Kg, teve que parar o curso, voltou em março/14 com 78Kg, atualmente está com 70Kg e quer emagrecer mais 2! Aline define a si mesma como outra pessoa depois do emagrecimento e da paixão que desenvolveu pela corrida! Sua energia é contagiante! Confira tudo com a entrevista.


Aline, Conte um pouco sobre sua história com o excesso de peso...
Eu nunca havia sido uma pessoa magra, sou alta e sempre tive uma estrutura grande. Por volta dos 20 anos eu comecei a engordar desenfreadamente. Era muito sedentária, tinha uma alimentação muito longe da ideal, não comia quase nenhum tipo de legumes e verduras. Sempre tentava alguma dieta maluca, cheguei até a desmaiar e não via nenhum resultado efetivo. O estalo que eu precisava veio quando, depois de umas férias na praia eu subi na balança e dei de cara com 98kgs!!! Foi um choque muito grande pra mim! Nunca imaginei que eu pudesse chegar tão próximo dos 100kgs.


Em sua opinião, o que fez você engordar?
Foi a época que eu trabalhava em agência de publicidade, fazia faculdade, comia muito fora e não tinha tempo nem gosto pelos exercícios. Sempre fui uma pessoa muito ansiosa, tensa, e acabava procurando satisfação através da comida.


Sua família tem tendência?
Sim. Sempre brincamos que a marca da família é a barriguinha... rs


Como você conheceu a Peso Ideal?
O primeiro contato com o Peso Ideal foi através da minha madrinha, que indicou o programa pra minha irmã, que na época também chegou a perder 40kgs. Quando entrei neste choque de estar tão próxima aos 100kgs lembro direitinho da minha mãe dizer: "Por que você não entra no Peso Ideal?". Ela já havia me dito tantas outras vezes sobre emagrecer, mas eu não gostava do assunto. Mas dessa vez eu percebi que ele seria meu novo "melhor amigo" e desta vez eu iria conseguir.


Quando você começou a freqüentar o curso? Por quanto tempo? Com quantos quilos você estava? Com qtos quilos você ficou? Fez manutenção?
Eu comecei em maio de 2012 e fiz até janeiro de 2013. Foram 16kg perdidos nesse período. Antes disso eu já havia seguido algumas semanas de cardápios que a minha irmã tinha para emagrecer para o aniversário de 15 anos da minha prima. Não cheguei ao peso que eu sonhava, e tive que parar por causa do meu trabalho, mas eu já estava muito satisfeita com o resultado.


Fez Peso Ideal mais de uma vez? Se sim, quando?
Eu retornei agora no início de março/14 com 78kgs e atualmente estou com 70Kg!!


Qual foi a influência dos temas psicológicos abordados em aula em seu processo de emagrecimento? E em sua vida ?
Os temas psicológicos foram fundamentais! Cada semana eu tinha mais certeza de que eu era capaz de realizar meu sonho de emagrecer. Frases das palestras ecoavam durante toda a semana na minha cabeça, me dando força, motivação e vontade de chegar na reunião às quartas-feiras e ver mais um passo de vitória. Eu era uma pessoa muito insegura e insatisfeita, e a cada aula fui me achando mais bonita, mais forte, mais guerreira e capaz!


E com relação à alimentação? Quais foram as mudanças?
Totais! Hoje em dia eu adoro alimentos que antigamente eu não poderia nem ver. Aí está a diferença entre fazer dieta e fazer uma reeducação alimentar. Eu aprendi a gostar dos alimentos, pois aprendi a função de cada um no meu organismo, o quanto são importantes e me ajudariam a ser uma pessoa mais saudável.


Como foi a adaptação à uma nova rotina alimentar? Qual foi o maior obstáculo? Como você lidou com ele?
Não vou mentir que foi fácil. A mudança é realmente muito grande e tem dias que bate aquela louca vontade de jogar tudo pro alto. Mas era nessa hora eu lembrava da Jacqueline me perguntando: "O que que a senhorita aprontou, Aline????" e eu me controlava, pois essa bronca dela me fez várias vezes ver que descontar na comida não iria me ajudar em nada. Que eu me ajudaria muito mais cuidando de mim, me controlando e principalmente me amando.


Qual sua opinião sobre o relaxamento? Você conseguia realmente relaxar?
Confesso que nas primeiras vezes que fiz foi bem difícil. A cabeça ia pra outros assuntos, e eu chegava a pensar até que estava perdendo tempo fazendo aquilo, queria ir embora. Mas hoje eu me entrego completamente as aulas de relaxamento. Esqueço tudo, esvazio a mente, ouço a minha respiração, presto atenção nos reflexos do meu corpo e considero super importante assim como os outros itens.


Quando você chegou no seu peso ideal, você percebeu que realmente havia feito mudanças em sua vida/rotina ou simplesmente tinha emagrecido?
Eu ainda não cheguei no meu Peso Ideal, mas hoje me considero outra pessoa! Várias vezes já chorei olhando fotos antigas e me perguntando porque me deixei chegar aquele ponto. Hoje me vejo fazendo coisas que eu jamais conseguiria fazer quando estava com sobrepeso. Sou mais disposta, mais feliz, apaixonada pelo que eu vejo ao me olhar no espelho.


Você teve ajuda de alguém no processo? De quem? Qual?
Tenho duas parceiras inseparáveis, que estavam comigo durante todo este processo. A primeira delas é a minha mãe, que abraçou a causa comigo, se preocupa com cada item do cardápio, faz todas as minhas refeições com o maior carinho que eu já vi nesse mundo. Foi ela que me deu a ideia de entrar no Peso Ideal, e é ela que me acompanha todos os dias. Sempre envio um SMS pra ela assim que me peso, e ela sempre comemora comigo quando emagreço ou me dá palavras de conforto e motivação caso não tenha perdido naquela semana. Com certeza sem ela eu não teria conseguido. Outra parceirona foi a atividade física. Nossa! Eu nunca pude imaginar que eu fosse me apaixonar tanto por um esporte como me apaixonei pela corrida!!! Era algo que eu nem sonhava em fazer, não conseguia correr 100 metros. E agora me vejo inscrita em provas de 5 e 10km praticamente todos os finais de semana.


E a turminha do contra? Influenciou em algo?
Eu nunca tive ninguém contra o meu emagrecimento. No início todos me deram a maior força, sempre elogiaram minha determinação. Ultimamente está surgindo aquela turma que diz que eu já estou ótima e não preciso emagrecer mais. Mas não me desmotivam, eu tenho uma meta determinada e vou cumpri-la!


Em sua opinião, o que é pior quando se está com excesso de peso?
A vergonha. Inclusive foi o tema das palestras agora do mês de março, e eu pude ver a diferença na minha vida! O que antes era horrível pra mim, usar um biquíni, uma roupa mais justa ou algo assim, hoje se tornou motivo de orgulho. Sempre brinquei que meu sonho era correr de top e sainha, pois era engraçado! Eram coisas que pareciam impossíveis ou tão distantes... Imagina a cena se eu fizesse isso com 100kgs! E agora eu corro assim com confiança no meu corpo e muita alegria em realizar esse sonho.


Por outro lado, o que é melhor quando se está no seu peso ideal?
Na dinâmica deste mês, a Jacque propôs que falássemos o quanto nós nos amávamos. Eu vi diversas alunas, que estavam nas suas primeiras semanas dizendo que estavam começando a se amar, tentando conseguir se amar, e quando chegou a minha vez eu não pensei duas vezes e disse bem alto "SOU COMPLETAMENTE APAIXONADA POR MIM". Sou apaixonada por esta Aline que me tornei depois do emagrecimento.


Além de manter o seu peso, liste as conquistas feitas por você em termos de desenvolvimento e crescimento pessoal durante o processo:
Acho que já falei um pouquinho sobre isso ao longo da entrevista, mas as conquistas através dos temas psicológicos foram as maiores pra mim. Aprender a me amar, me cuidar, me aceitar. Sentir prazer em fazer algo que seja bom pra mim. Antes eu achava que comer me traria prazer. Mas como a Jacque sempre diz, o prazer está da língua até o pescoço, para abaixo disso é sobrepeso e só trazia mais insatisfação. Quando aprendi a me amar de verdade passei a dar valor a alimentação saudável, ao exercício físico, a tarefas que me tragam prazer, e isso sim é amor próprio.


O que você diria para alguém que hoje está precisando emagrecer, mas está se sentindo desmotivada?
Eu adoro conversar com pessoas que estão iniciando ou querendo iniciar este processo de emagrecimento. Sempre digo que não é fácil, exige muito foco, força de vontade e determinação, mas é MUITO prazeroso, vale muito a pena!!! O segredo do emagrecimento é a reeducação alimentar e o exercício físico. É uma fórmula mágica e inevitável. Uma semana inteira de alimentação balanceada + uma rotina de exercícios físicos + muita água = emagrecimento


Diga uma frase que representa todas a mudanças que você conquistou:
Acho que a frase que ficou na minha cabeça desde a primeira semana de Peso Ideal foi a que a Jacque sempre termina as aulas: "Semana que vem tem mais, e o menos é por conta de vocês!". Para mim isso mostra que nada que ela disser, nada do que lermos na internet ou que falem pra gente irá servir se NÓS mesmas não nos dedicarmos a cuidar do nosso corpo e da nossa saúde.


Considerações finais:
Queria agradecer muito ao Peso Ideal, e especialmente a Jacque por fazerem parte dessa mudança enorme na minha vida. Foi muito gostoso contar um pouquinho da minha história pra vocês e rever algumas fotos. Fiquei muito emocionada em olhar pra trás e hoje poder dizer: "EU CONSEGUI!"

OBRIGADAAAAAAA!!!!! ☺


Obrigada, Aline! E.. Parabéns por todas as suas conquistas!!!