PesoIdeal
O que é

TRABALHO PSICOLÓGICO



Continuando a falar sobre as emoções, este mês falaremos sobre a mágoa. Se a raiva é um tabu, a mágoa nos remete a uma dor que tentamos evitar. Afinal, quem quer sentir dor? Ninguém! Entretanto, de tanto evita-la, podemos acabar nos machucando muito mais...

As pessoas lidam com essa dor de maneiras diferentes: umas fazem de conta que ela não aconteceu, outras dizem que “esquecem”e que está tudo bem, outras explodem em um acesso de raiva e outras ainda sentem, reconhecem mas guardam dentro de si ao invés de resolve-la.

Quando nos deparamos com mágoa, rancor e ressentimento dentro de nós, precisamos ter a coragem de reconhecer, aceitar e começar a lidar com eles. Por mais que seja difícil, lembre-se que, assim como todos os outros sentimentos, eles também são nossos! E se são nossos, é melhor trabalhar para resolver o que for possível ao invés de guardar, guardar, guardar... Afinal, não é bom que sejamos depositários de sentimentos mal-resolvidos, não é mesmo?

Portanto, o melhor caminho é ter coragem de sentir a mágoa, assumi-la, expressa-la e aprender com ela. É bom também lembrar que sentimento é algo que não se segura, mas sim que se vive; é uma energia que nos informa como somos e que, em conjunto com a vida, precisa fluir. Daí a necessidade de conhecer-nos mais e mais para podermos administrar nosso mundo interior cada vez melhor!

É, vai ser bem interessante... Que tal pensar conosco?

Um abraço,
Zuleika Fuente